Como email marketing, os objectivos chaves das redes sociais fornecem uma grande oportunidade para lançar conteúdo e dirigir potenciais clientes ao seu serviço, mas há muito mais que difundir.

As redes sociais fornecem uma grande oportunidade para obter feedback, construir um relacionamento com o cliente e adicionar credibilidade ao seu serviço.

Aqui estão alguns pontos importantes e os objectivos chaves das redes sociais a considerar para a estratégia de marketing.

Deve saber por que está usá-los

Devido ao crescente número de redes sociais e as infinitas possibilidades do que pode fazer, é importante saber por quê está a usar social media desde o início. Assim como deve saber se deve usá-la!

Eu gosto de seguir diferentes empresas de vendas online como a Groupalia, Amazon e Lego. Estas sempre oferecem grandes descontos e fazem por informar aos seus clientes das suas campanhas. Pois não só é preciso os oferecer,  também é necessário fazer chegar essa informação às pessoas, especialmente se é por tempo limitado.

O problema não é a quantidade, é qualidade

Em última análise, retweets, gostos, +1 e as acções não fazem sentido. Os seus principais objectivos de negócios são o que importa: registo de utilizadores, retenção de ganhos, o valor da vida do cliente, satisfação do cliente, etc. As redes sociais tornam-se valiosas quando se conectam estas acções. Quando você usa o Twitter para aproveitar as oportunidades de relações públicas, o Facebook para monetizar a sua audiência ou o Google + para aumentar rankings de busca. É aí quando os meios sociais têm um valor tangível.

Saiba o que funciona

É preciso entender que conteúdo é o mais partilhável. Embora seja bom confirmar com os dados, muitas vezes só leva algumas horas de pesquisa para entender o que as pessoas estão a falar no seu nicho.

Portanto, muitas empresas publicam lixo sobre coisas que ninguém no seu perfeito juízo iria ter uma conversa. Por isso, não deve cair nessa armadilha. Investigue os interesses de cada nicho de mercado.

Criar conteúdo apropriado

Pode-se resumir que o que diferencia os clientes bem-sucedido daqueles que não o são, é ter uma estratégia focada no conteúdo.

O que quero dizer com isto é que ter um fluxo regular de conteúdo interessante que é criado e partilhado nas suas redes sociais, a quantidade e profundidade de participação parece crescer naturalmente.